quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Criação da Reserva Natural do Macho Ibérico

(Samora Correia, 16.09.2008)

Confesso deste já que este assunto não foi criado ou inventado por mim mas, dada a importância e gravidade do problema era inevitável partilhar a minha preocupação. Pegando numa pequena crónica simples mas eficaz do caro jornalista João Miguel Tavares venho aqui levantar uma reflexão a uma mudança gravíssima que vem ocorrendo na sociedade portuguesa em particular, e na Península Ibéria em geral: o desaparecimento do Macho Ibérico. E Macho Ibérico com maiúsculas tomando como exemplo um Acordão do próprio Supremo Tribunal de Justiça, quando em 1989 se referiu à “coutada do Macho Ibérico” para confirmar a condenação de um português por violação de 2 jovens Jugoslavas que, segundo o mesmo criticava as jovens de “pedir boleia em plena coutada do chamado Macho Ibérico”. Ora esta expressão ganhou assim maior força e relevância e agora, passados quase 20 anos, a situação é ainda mais grave pois… o Macho Ibérico está a desaparecer… em vias de extinção!
É triste mas poucos são os que resistem e os que o fazem têm, injustamente, sido criticados e recriminados pela sociedade moderna. Realmente se a sociedade se debate e discute todos os dias a vida difícil da mulher moderna com todas as questões de se dividir em carreira, família, filhos, beleza, imagem então e o homem??? Que deixou de chegar a casa e poder sentar-se no sofá, pedir os chinelos e uma bujeca fresca e comida quente na mesa? Que é agora “obrigado” a preocupar-se com os problemas e pseudo-problemas da mulher, a apanhar e dobrar a roupa, cozinhar e cuidar dos filhos e lembrar-se de enviar uma mensagem de telemóvel de beijinhos e corações à mulher a meio do dia pois senão já não a ama e ela em menos de um ano foge de casa. Fod… como é que é? E agora? Não há quem se preocupe com isto e com o Macho Ibérico? Onde estão os estudos e opiniões dos reputados psicólogos e sociólogos sobre esta problemática?
É triste… ainda por cima ignoram-se assim séculos e séculos de “trabalho” e esforço do Macho Ibérico em criar esta forma pura de viver em sociedade e em família… Tudo destruído em pouco mais de 15 anos! Resistem ainda os nossos avôs e pais, se bem que já dou com o meu pai a dobrar as meias e roupa interior da minha mãe!
Tudo perdido! Séculos e séculos de história e tradição!!!
Face à gravidade da situação defendo veemente a criação da Reserva Natural do Macho Ibérico! Isto, antes que abatam o ultimo Macho Ibérico! Poderiam ser várias, até! Locais legalmente criados e defendidos por uma policia própria onde identificasse e punisse todas as mulheres que abusam dos maridos e namorados por esse país fora, obrigando-os a segui-las, semana após semana, por entre os corredores de roupa amontoada em lojas de centros comerciais, e a dar uma opinião sobre uma t-shirt ou camisa igual a mais 4 que já tem em casa mas que ela insiste em que “o corte da ponta da manga é diferente de todas as outras e não tenho nenhuma destas”!
Quem protege o Macho Ibérico que preferia, com toda a certeza (ai do homem que o negue), estar num bar com os amigos a falar de futebol ou da boazona de vizinha de baixo?
Jamais as abordagens, piropos e maravilhas literárias e prosaicas bem típicas dos Machos Ibéricos poderiam ser recriminadas e mesmo julgadas, fosse qual fosse o Tribunal ou Justiça! Pelo contrário, deveriam ser criadas escolas ou cursos de especialização facultados nas juntas de freguesia ou workshops nos bares licenciados para tal… com diploma e tudo!
Como diz o outro: nós homens, somos todos Machos e todos Ibéricos, logo cabe-nos esta difícil tarefa de reivindicar, a cada dia, o nosso espaço nesta sociedade que dizem moderna e que não nos pediu a opinião na hora de mudar todo o conceito e papel do Macho na seio da mesma.
Pensem nisto … enquanto mudam a fralda ao vosso filho, ou dobram a roupinha da vossa mulher/namorada enquanto ela está no escritório a trabalhar até tarde ou no ginásio na sua aula semanal de body combat ou step!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário